Cão Boiadeiro Bernês, ou Bernese, saiba tudo sobre essa raça

O cão Boiadeiro Bernês é uma raça muito remota do território suiço, que no decorrer dos séculos e com os vários cruzamentos feitos, se tornou o cão que conhecemos hoje. A fim de manter os rebanhos e os gados protegidos, os “Bernois Bouvier” foram bastante solicitados pelos agricultores da Suiça. Os Boiadeiros Bernês foram muito bem utilizados pra levar carroças cheias de leite, uma vez que a excelente notoriedade do queijo da Suiça fazia com que o leite fosse muito negociado em meio aos agricultores.
O mais famoso dos Sennenhund ou, “Cães de Montanha Suíços”, o Cachorro Boiadeiro Bernês se ressalta por ser o único a possuir um pelo longo e macio. A fonte da espécie é somente teórica. Certos especialistas consideram que sua história vem da fase da invasão romana na Suíça, na ocasião em que os Mastiffs se misturaram com os cães guardiães de rebanho nativos.

Cao Boiadeiro Bernes

Cão Boiadeiro Bernês – Raça para todos os climas

Fora de ser um formidável cão de tração, ele ainda suporta as temperaturas mais congelantes, fora de proteger o rebanho. Não houve muitas iniciativas durante os tempos em conservar essa espécie renomada. No final do século XIX essa espécie prestes de desaparecer completamente.
Nesse período, o professor Albert Heim começou uma pesquisa acerca dos cachorros suíços que chegou a identificação do Cachorro Boiadeiro Bernese (Bernese Mountain Dog) como um dos exemplares. Esses cachorros foram vistos unicamente nos vales dos Alpes baixos. Logo após os estudos de Albert Heim, começou, dessa maneira, a difundí-los em toda a Europa. Os exemplares melhores foram vistos na área de Durrbach, dando a raça o título de Durrbachler. Com o desenvolvimento da raça, o nome foi alterado pra Boiadeiro De Berna. No ano de 1926 deu-se início ao primeiro espécime do Boiadeiro De Berna no território americano.

Características físicas do Boiadeiro Bernês

O Boiadeiro Bernês é um cachorro de três cores, de grande estrutura física e com uma disposição muito gentil. Devida a sua formação, ele tem uma enorme habilidade de defesa de rebanhos e trabalhos no pastoreio, sendo, além do mais, sagaz, vigoroso e bastante veloz.
Ele é bastante forte, muito grande e tem excelente proporcionalidade. Suas orelhas pendem sobre os lados de seu crânio, possuindo também membros estreitados e orelhas médias. Seu rabo é bastante denso e pende por cima do tronco. Sua cor é muito fragmentada: ele detém uma pelagem afinada, muito lisa, extensa e preta, e, ainda, com um tom avermelhado e certas marcas amarronzadas ao redor das bochechas, dos olhos, pernas e tórax. O Boiadeiro de Berna possui marcas brancas na região da cabeça, pescoço, tórax, pés e ponta da cauda.

O Pet Boiadeiro Bernês exerce-se como um enorme cachorro da casa, já que no momento em que o dono está dentro da residência o cão possui um baixo nível de desempenho e uma forte precisão de estar perto dele. Sua grande felicidade é simplesmente estar com as pessoas queridas. Se você não tem espaço ou tempo disponível com o intuito de dar atenção, então nunca obtenha esse cão. Eles foram feitos para constantemente com seus donos.

Cao Boiadeiro Bernes

Pelagem do Boiadeiro Bernês

Sua pelagem é deslumbrante: uma pelagem dupla, densa, com a parte externa longa e uma camada inferior bem peluda. Caracteristicamente tricolor, a maior parte de seu corpo possui as cores pretas, enferrujadas e um branco luzente. Frequentemente, existe uma marca clara no tórax que se aparenta com uma cruz inversa, uma mancha clara entre os olhos e na borda do rabo.
Com uma coloração escura muito forte, que prevalece por toda sua estrutura física, tem certas linhas castanhas em seu rosto, em cima de seu olho, em seus membros e no dorso. Os membros inclusive podem ter pelo branco contanto que não ultrapasse o princípio das pernas.
O pelo dessa espécie é afinado e comprido e para que seja constantemente saudável, deve ser escovado com pouca frequência. Anualmente o Cachorro Boiadeiro Bernês perde pelo de forma moderada durante as estações da primavera e outono. O Cachorro Boiadeiro Bernês possui uma pelagem que cai muito, por conta disso a necessidade de sempre escovar regularmente os pelos dele, para que você consiga reter o excesso de pelos soltos por toda sua casa. Pra conservar uma boa higiene, ofereça um banho nele a cada três meses.

Estilo do Boiadeiro Bernês

O Boiadeiro De Berna é um cão meigo, inteligente e sentinela. Ele ainda é cortês, manso e tolerante. Jamais esqueça de chamar o seu Cachorro Boiadeiro Bernese para passar um momento com as pessoas da casa, dado que isto é o mais influente para ele. Contudo não se esqueça de ensinar a ele como se comportar no lar e com outras pessoas, pois um adestramento é fundamental pra esta espécie. Vagaroso para amadurecer, ele chega a seu tamanho adulto muito antes de chegar a maturidade mental.
Mesmo que não seja hostil, ele fará qualquer coisa para resguardar você e sua família. Acostume-o desde sempre a interagir com pessoas estranhas e, preferencialmente, em lugares com inúmeras pessoas ao mesmo tempo, pois ele é muito arredio quando não aparece algo novo pra ele.
Como todos os cães, o Boiadeiro de Berna necessita de socialização antecipada, por esse motivo, esta exibição a diversas pessoas, olhares, barulhos e experiências diferentes ainda na ocasião em que jovem ajuda a certificar que seu cãozinho amadureça e se torne um cão equilibrado.
Várias demandas são capazes de afetar o hábito do Boiadeiro: sociabilidade, adestramento e até motivos genéticos. Logo depois de acostumados, eles irão querer formar amizades com as demais pessoas, além de serem naturalmente divertidos e terem grande curiosidade.
Vantagens de ter um Boiadeiro Bernês
Além da simpatia, ele é capaz de ser um ótimo sentinela, fora de alertá-lo no momento em que perceber o menor sinal de ameaça. Esse pet é visto como absolutamente confiável como um animal de estimação e de companhia da sua família.

As tendências para pastagem e guarda deste cachorro inspiram tudo que ele faz. Se você possui crianças no lar, pode ficar relaxado: as crianças irão amá-lo.

O Pet Boiadeiro Bernese tem um intenso querer, ou talvez, uma essencialidade implacável para o trabalho e, portanto, está sempre procurando um desafio ou uma atividade a fazer. Encaixa-se perfeitamente em diversas tarefas diferentes e é um cão que deseja e está decidido a cativar.

Problemas comuns ao Boiadeiro Bernês

 

Deixe-o sozinho e você vai possuir um cachorro triste, aflito e chateado. Caso você dê algo pra ele fazer e ele não apreciar, ainda irá aborrecê-lo bastante. Um local pequeno com uma grama não é o bastante. O Pet Boiadeiro Bernese adulto necessita de longos passeios diariamente, de ao menos uma hora, pra ficar física e mentalmente equilibrado.

Independente de sua formosura e ao excelente temperamento – ou possivelmente por causa dessas características – na atualidade, os Boiadeiros de Berna estão lutando pra permanecer. A raça conta com um pequeno agrupamento de genes o qual ocasionou em diversos problemas de saúde associados à endogamia (consanguinidade). À medida que mais pessoas apuram a cerca da espécie, diversos cachorros com problemas de saúde estão sendo criados com limitado ou qualquer critério. Com isso, o Boiadeiro Bernês está sofrendo bastante. Para se comprar um Boiadeiro, verifique um bom local onde comprá-lo, sua origem deve ser bastante observada para que não apresente determinado tipo de contrariedade com seu cão.

Como Cuidar de um Boiadeiro Bernês

Se você mora em condomínio ou em um apartamento, nunca pense em adquirir um Cachorro Boiadeiro De Berna. Um lar com um pátio grande e seguro é o ideal lar para cães dessa espécie. Por ser um cão trabalhador, ele possui bastante energia. Fora de entreter-se no quintal, ele tem necessidade de pelo menos praticar exercícios intensos todos os dias com o objetivo de se preservar em ótimas condições.
Limpe os dentes do seu Cão Boiadeiro Bernês de duas a três vezes por semana para remover o acúmulo de tártaro e as bactérias da boca dele. Se conseguir escovar a boca dele todos os dias, melhor ainda.
Se, por acaso, o seu cachorro não seja capaz de puir bem as suas unhas, consequentemente apare-as uma vez a cada mês. As unhas sem dúvida estão gigantes, caso você possa ouvi-las quando ele está andando. As unhas do cão têm vasos sanguíneos e se você cortar no local errado, pode causar sangramento.
Caso existir odor ruim ou vermelhaço nas orelhas do seu Boiadeiro, nesse caso leve-o a um médico-veterinário imediatamente. Verifique com um veterinário a respeito de qual produto utilizar pra higienizar as orelhas do seu cachorro, assim, depois, limpe-as com um pouco de algodão umedecido. Porém, lembre-se: só limpe a parte externa, jamais ponha nada dentro do canal de audição.
Sempre verifique a pele do seu animal, percebendo qualquer tipo de anormalidade, tal como: inflamação, vermelhidão ou sensibilidade, não exite em liga para um veterinário.

Fillhote do Boiadeiro Bernês

Cao Boiadeiro Bernes

O filhote do Boiadeiro Bernese requer supervisão e interação frequente com os proprietários para que seja capaz de realmente coabitar no local familiar. Devido a isso, o proprietário deve estabelecer desde cedo limites diretos ao Boiadeiro. A raça é vista como lenta no referente ao amadurecimento emotivo e por essa razão o processo de educação pode e deve ser elaborado no decorrer de um período mais longo.
Comece a habituar seu Cachorro Boiadeiro Bernese a ser escovado e observado desde novo. Sempre apure os membros e a boca do Do seu pet . Transforme esse momento em algo positivo, cheia de elogios e gratificações, e você estará deixando preparado o Boiadeiro de Berna pra exames veterinários simples e os demais tratamentos quando ele for adulto. Higienize e tenha zelo com seu animal doméstico desde filhote, visto que eles possuem o costume de efetuar buracos em locais com bastante terra, portanto se sujando mais que o habitual.
Inclusive, nunca permita o filhote de Cão Boiadeiro de Berna divertir-se em locais rígidos (tal como asfalto), pular demais ou tracionar cargas pesadas até que ele possua ao menos dois anos de vida e até que suas juntas estejam completamente constituídas. Mas, ele pode se esbaldar em um terreiro.
Curiosidades a cerca do Boiadeiro Bernês
Ele é completamente adequável em climas bem frios. Entretanto, com a pelagem escura e da estatura grande, ele é predisposto a sentir muito calor. Em dias bem quentes, não deixe que ele faça intenso esforço físico.
Você necessitará possuir um cuidado exclusivo se estiver criando um cachorro da raça Boiadeiro De Berna. Como vários cães de espécie de grande porte, o Cão Boiadeiro Bernês desenvolve-se rapidamente entre o período de quatro e sete meses, sendo suscetível a problemas nos ossos e lesões. A dieta deve ser bastante caprichada, com excelente qualidade, rica em nutrientes, porém bem dosada, a fim de que ele cresça moderadamente.

Deixe uma resposta