conheça da raça Akita Inu

Assim como o sumô e as gueixas, a raça Akita Inu é vista como uma parcela importante do legado nacional japonês. Esta raça inclusive é bastante popular no país por ser vista como um autêntico símbolo de prosperidade. O nome Akita procede de uma área encontrada na ilha de Honshu, e “inu” que representa cachorro em japonês, compondo o nome completo do cão Akita.Certos historiadores apontam o surgimento da raça para cerca de quatro mil anos atrás, em contrapartida, os primeiros cachorros considerados da espécie foram relacionados a partir do século XV. Originalmente, esse cachorro era tomado como de grande porte, sendo utilizado pelos militares japoneses como cão de defesa e ataque durante diversos anos.Os militantes americanos, ao longo da Segunda Grande Guerra, obtiveram crias desta raça, após um homem reproduzir uma fêmea da raça “Akita Inu” com um cão da raça “Pastor Alemão”. A partir disso, a espécie de cachorro intitulada de Akita Americano foi criada, se tornando famoso de maneira muito veloz e tornando-se a ser vendida em várias localidades do mundo. Atualmente, as duas raças convivem.
a relevancia da raca akita inu
Características Físicas do Akita Inu

Os lobos e as raças “Akitas” têm muitas similaridades. As fêmeas da espécie “Akita” possuem cerca de 57 até 63 centímetros, enquanto os cachorros têm por volta de 65 até 70 cm. Bem como o tamanho, a pesagem da raça também varia conforme o gênero da raça, eles podem pesar de 33 a 50 quilos. Sua pelagem aparece de forma dupla, sendo que a pelagem de cima é reta e dura e o subpelo espesso e macio.A testa do cão Akita Inu é bem larga, o chanfro muito bem delineado e a caixa craniana é bastante grande e amassada. O focinho é de comprimento moderado e afunila ligeiramente. Os olhos da raça são bem afastados e são constituídos em um ângulo obtuso, seus olhos são castanhos, ligeiramente pequenos semelhantes aos Spitz. Levemente direcionadas pra a frente e bem aprumadas, as orelhas são grossas, com um formato triangular e com as suas extremidades bem circulares.O seu peitoral é amplo e bem profundo, possuindo um pescoço bastante musculoso, inclusive sem nenhuma papada. Além disto, o seu dorso é vigoroso e firme, e suas costelas são relativamente curvadas. A parte de trás é bastante desenvolvida. Sua cauda de inserção se enrola por cima do dorso, além de ser bem forte, enorme e espessa. Além disto, sua pata é muito forte e arredondada.

Pelagem do Akita Inu

As temperaturas podem estar frias, mas a pelagem do Akita procura manter a sua temperatura aquecida, pois os seus pelos são bem impermeáveis. Em especial, a espécie Akita tem uma pelagem bem dura e o pelo inferior oleoso, fazendo com que eles sejam excelentes caçadores embaixo da água. O seu subpelo é denso, bem oleoso e muito sedoso, já a sua pelagem superior é firme, retilínea e bem alisada. O pelo da cauda é bem mais alongado que o restante de seu corpo, e sua garupa e cernelha são cobertas por uma pelagem ligeiramente mais extensa.
Os pelo do cachorro Akita Inu tem inúmeras tonalidades: sésamo (avermelhado com as extremidades escurecidas), branco, tigrado e vermelho-fulvo.
Além disso, independente de todas as cores que possuir, as pelagens inevitavelmente devem possuir a coloração Urajiro, quer dizer, na parte lateral do focinho, abdômen e pescoço, embaixo da cauda e bochechas, e ainda no lado de dentro das patas vai haver um pelo esbranquiçado.
Os cães Akita Inu mudam seu subpelo duas vezes por ano. O procedimento de troca da pelagem é bastante intenso, podendo ser finalizada depois de mais de trinta dias. Eles se lambem usualmente, exatamente como os gatos, devido a isso eles conservam-se limpos por muito tempo. Desta forma, o conveniente é que se banhem com a menor frequência possível, com a finalidade de evitar a redução da oleosidade natural da pele. Todavia, habitualmente deve ser concretizada a escovação em sua pelagem.

Temperamento do Akita Inu

O Akita Inu é um cão leal, manso, de caráter fundamentalmente manso e receptivo. Essa raça é audaciosa, corajosa e muito leal. Eles farão o possível pra proteger sua família e sua residência.
É inteligente e disciplinado, mas trata-se de uma espécie mais adequada para donos mais experientes, que saibam ganhar a confiança do cão e instruir o animal com firmeza e tranquilidade.A despeito de não ser ofensivo com indivíduos estranhos ao seu convívio, o seu comportamento se modifica quando surge alguém que não está presente na sua vida. Certos cães da espécie Akita podem não se socializar com outros cachorros, especialmente os de mesmo sexo, devido a sua personalidade forte e geralmente dominadora. Apenas os cachorros socializados prematuramente possuem a predisposição para coabitar com os demais animais. O recomendável para que o cão Akita Inu não fique agressivo e demasiadamente possessivo é que ele seja ensinado desde pequeno, assim o Akita poderá se tornar mais sociável.

Vantagens de ter um Akita Inu

cachorros Akita se dão muito bem com crianças, especialmente os que já estão acostumados a coabitar com elas diariamente. Ainda que possam estranhar no começo de uma convivência, os cães Akita conseguem conviver de maneira pacífica com outras pessoas e também com crianças muito agitadas. A despeito de serem muito vocativos, os exemplares da espécie Akita não são muito de ladrar.Eles são abundantemente inteligentes e sensíveis, tornando-se sempre notáveis cães de vigilância e proteção, tanto relacionados a pessoas de quem goste ou das propriedades que deva defender. Ocupando a posição de nº 54 na lista que ranqueia os cachorros mais inteligentes do mundo, o Akita pode ser facilmente treinado sendo que, tal como a grande maioria das raças de cães, pode aprender com mais agilidade e intensidade no momento em que os ensinamentos são iniciados ainda na fase de filhote.

Problemas do Akita Inu

O cão Akita vive em média até os 12 anos. Além do mais, eles são predispostos a displasia em seus quadris ou em seus cotovelos, isso tudo ocasionado por conta do seu porte. Determinados problemas oftalmológicos inclusive tem o hábito de ser um tanto comuns nos cachorros da espécie, como a atrofia da retina (que pode chegar a proporcionar cegueira) e o entrópio, disfunção que faz com que as pálpebras do animal se virem para o interior e machuquem sua córnea.É imprescindível que o dono do cão Akita Inu leve-o ao médico veterinário geralmente, para que possa fazer exames de rotinas no sentido de prevenir futuras enfermidades. Fora das já descritas, os cães Akita Inu são muito inclinados a ter epilepsia, por causa disto a visita ao médico veterinário é extremamente importante.Apenas os cães socializados precocemente apresentam a predisposição para conviver com outros animais.

a relevancia da raca akita inu

Como cuidar do Akita Inu

Os cães Akita podem ajustar-se à vida em apartamento, mas precisam de exercícios diários para manterem-se estáveis e sadios. O cachorro Akita precisa passear diariamente, especialmente se viver em apartamentos ou pequenas residências onde não existe muito espaço para ele. Entretanto, se você mora em grandes residências, com uma área bem ampla, aconselha-se que deixe seu cãozinho livre a fim de que ele possa exercitar-se usualmente.No que se refere a cuidados com o bem estar, é muito importante lembrar que a pelagem dos Akitas deve ser escovada todo o dia ou, pelo menos, semanalmente, impedindo os nós nos pelos e o acúmulo de impurezas que tem probabilidade de ocasionar problemas de pele como a dermatite.Esses cães têm um fome voraz, por isso uma refeição balanceada é crucial para que possam crescer saudáveis.A boa higiene é primordial para a saúde total do seu Akita. A fim de que seu cachorro Akita Inu não se contamine e contraia qualquer tipo de problema por bactérias, o local onde ele vai se estabelecer deve estar bem higienizado todo o dia. A boa limpeza inclusive evita problemas de saúde futuros. No caso do cão Akita Inu, em especial, é bastante importante nunca deixar o local onde ele vive úmido logo após limpeza, no sentido de evitar que ele deite e fique úmido, já que isso pode gerar o desenvolvimento de fungos em sua pele ou mesmo alergias.

Filhotes do Akita Inu

O cachorro Akita quando filhote é bonitinho como um bicho de pelúcia. Ainda assim, por seu temperamento dominante e auto-suficiente, é aconselhável introduzir desde muito cedo o treinamento de obediência e deixar claros os seus limites, indicando que o líder é você.No geral, os Akita são uma das espécies mais fáceis de se higienizar. Apesar de ser uma espécie bastante independente, preferem estar junto dos donos do que isolados no fundo do jardim. Exercícios frequentes são extremamente recomendados para evitar que se transformem em cães aborrecidos e destruidores de utensílios espalhados por toda a casa.Ao escolher um filhote, o mais adequado é geralmente olhar os pais da ninhada e ver o temperamento deles pois esta é uma peculiaridade genética. Com a finalidade de evitar problemas futuros, busque um petshop ou um canil apropriado e confiável. pesquise a fama do vendedor e observe se vale a pena obter qualquer cão no local onde você vai comprá-lo. Preste, constantemente, muita atenção na maneira como o filhote de cachorro Akita se comporta. O temperamento do Akita difere de raça para raça. Alguns serão mais ativos, outros serão mais obedientes, estes precisarão de bastante pulso firme para serem adestrados.

Curiosidades sobre o Akita Inu

Hoje em dia, coexistem duas raças de Akita, o Akita Inu e o Akita Americano|Duas raças de Akita
Esse cachorrinho foi usado, durante muito tempo, como caçador de ursos e cervos. Ele se desenvolveu nos territórios noro-orientais.O cachorro Hachiko, conhecido por ter esperado muitos anos por seu proprietário em uma estação de trem, ganhou um filme intitulado “Sempre Ao Seu Lado”, protagonizado pelo galã “Richard Gere”. Logo que o dono faleceu, sem saber o que tinha acontecido, o cão Hachiko voltou à estação de trem diariamente por mais de uma década, na esperança que ele voltasse, até falecer.

Deixe uma resposta