Dicas para um coração mais saudável 

Dicas para um coração mais saudável 

Está muito claro: o que você come tem um efeito profundo na sua saúde física e mental. Quando combinado com uma rotina de exercícios físicos regulares, sono adequado e estilo de vida com estresse mínimo, você abre o caminho em direção a uma vida longa e saudável. 

Quanto à saúde cardiovascular, é fato conhecido que alimentos bons ​​para o coração fazem maravilhas para evitar doenças cardíacas. As doenças cardiovasculares são a causa número um de mortes entre homens e mulheres em todo mundo. Por isso é importante manter o coração saudável consumindo comida que ajuda a abaixar níveis de colesterol, pressão sanguínea, controlar os níveis de açúcar no sangue e manter o peso do corpo.  

Aqui estão algumas dicas de dieta saudáveis para o coração que trabalham pela prevenção de doenças.  

Controle o tamanho da sua porção 

Comer direito começa com comer a quantidade certa. Encher o prato de comida é certeza de acrescentar calorias não desejadas à dieta. Incorpore à sua refeição porções de verduras e frutas e diminua as de comida processada.  

Reduza gorduras ruins 

As gorduras saturadas e trans aumentam os níveis de colesterol ‘ruim’ – Lipoproteína de baixa densidade (LDL) – em seu corpo, aumentando assim o risco de doenças cardiovasculares. Trabalhe para limitar ou reduzir completamente as gorduras trans da sua dieta. Limite seu consumo de alimentos processados ​​ou embalados, como chips e cookies. Substitua as gorduras sólidas, como manteiga e margarina hidrogenada, com óleos vegetais líquidos, como óleo de oliva ou óleo de girassol. Você também pode trocar leite integral por leite com baixo teor de gordura ou desnatado. 

Incorporar gorduras saudáveis ​​ 

Nem todas as gorduras são ruins para você! Ácidos graxos ômega 3, ácidos graxos ômega 6 e gorduras monoinsaturadas trabalham para aumentar os níveis de colesterol HDL (lipoproteína de alta densidade) que são bons para o coração. Os peixes gordurosos como o salmão, a truta e o arenque são fontes ricas de ácidos graxos ômega 3. Óleos vegetais e nozes de soja são ótimas fontes de ácidos graxos ômega 6, enquanto amendoins, nozes, amêndoas, cajus e abacates são boas fontes de gorduras monoinsaturadas. Uma maneira simples de adicionar gordura saudável à sua dieta é moer a linhaça e adicioná-la aos cereais, misturas de café da manhã ou qualquer alimento assado. No entanto, a chave é a moderação. Todos os tipos de gorduras têm uma alto valor calórico. 

Consumir proteínas com baixo teor de gordura  

Carnes magras, como aves e peixes, ovos e produtos lácteos como o leite desnatado, são excelentes fontes de proteínas com baixo teor de gordura. Conforme mencionado anteriormente, peixes gordurosos como o salmão, o arenque e a cavala são fontes ricas em ácidos graxos ômega 3. Alternativamente, você pode consumir linhaça, óleo de canola, nozes e soja para fontes vegetais de ácidos graxos Omega 3. Você pode substituir completamente a proteína animal por proteína vegetal usando leguminosas como feijão, lentilhas e ervilhas. Essas são boas fontes de proteína, contêm menos gordura e não colesterol.

Satisfaça-se com frutas e vegetais  

Além de serem fontes super ricas em fibras, vitaminas e minerais, frutas e vegetais são baixas em calorias e podem reduzir sua vontade por alimentos ricos em gordura, como alimentos processados ​​e lanches. Sempre mantenha uma tigela de frutas ou uma caixa de vegetais cortados à mão na geladeira para algum lanche saudável ou para preparar uma salada fresca! Incorpore legumes na sua dieta, especialmente vegetais de folhas, na sua cozinha. Adicione grãos, como feijões, lentilhas e feijões à sua alimentação. Cenouras, tomates e aipo são ricos em fibras insolúveis, enquanto frutas, frutas cítricas, feijões, nozes, maçãs e peras são ricas em fibras solúveis. Ambos os tipos de fibras são saudáveis ​​para o coração.

Seja fã de grãos integrais 

Grãos integrais são fontes ricas em fibra e outros nutrientes vitais que ajudam a regular a pressão sanguínea, mantendo assim o coração saudável. Substitua arroz branco e produtos de farinha refinados, como pão branco, biscoitos e assim por diante por farinha de trigo integral, pão integral, aveia, cereais de alta fibra e grãos integrais, como arroz integral.  

Reduza a ingestão de sódio  

Os níveis elevados de sódio podem aumentar a pressão sanguínea, elevando, assim, o risco de doenças cardiovasculares. Limite a ingestão de sódio, reduzindo a quantidade de sal e alimentos salgados em sua dieta. Evite alimentos e condimentos com alto teor de sódio, como sal de mesa, sopas e alimentos enlatados, molho de soja e suco de caixa. Substitua-os por ervas e especiarias, alimentos e molhos e substitutos do sal com baixo teor de sódio.

Além de seguir uma dieta saudável para o coração, é importante levar uma vida livre de estresse, combinada com a atividade física adequada e o sono regulado para manter seu corpo energizado, sua mente tranquila e seu coração sempre saudável! 

Deixe uma resposta