O Pet Schnauzer

Da classe dos Terriers, o Schnauzer (acredite se quiser) foi originalmente originado como caçador de ratos nas terras alemãs do século XIV.
Alertas e espertos, foram utilizados como carregadores de mantimentos da Cruz Vermelha no decorrer da 1ª Guerra Mundial.
Aquele cheirinho de “cão molhado” (extremamente desagradável) vem do constante contato da língua com a barbinha dele.

O Surgimento do Magnífico Schnauzer na História

guia-schnauzer Originado das terras Alemãs, o Schnauzer Standard foi a matriz para as duas outras variedades da espécie (Miniatura e Gigante). De acordo com uma tese colocada no The Complete Dog Book, a espécie, de fato, teria como gênese os Pinschers e seriam, a princípio, conhecidos como Pinschers de Pelo Rígido.
Existe também uma enorme controvérsia que envolve o próprio termo Schnauzer, que certas correntes defendem que seja uma palavra britânica e não germânica. De qualquer forma, o termo foi reconhecido legalmente em 1907, com a criação do Bavarian Schnauzer-Klub, em Munique. O primeiro parâmetro da espécie, desenvolvido pelos alemães, levava em conta a atuação dos chamados “Pinschers”, que eram vistos em toda a Alemanha e exercendo uma grande diversidade de funções.
Independente de ser a “matriz” das demais raças, o Schnauzer Standard perdeu campo para os cachorros miniatura logo após a Segunda Guerra Mundial, no momento em que estes passaram a superar seus antepassados em número de registros.

Aspectos Físicos do Cachorro da Espécie Schnauzer

O Schnauzer é um cão de porte mediano, constituição quadrada e os machos parecem ligeiramente mais baixos que as cadelas. Seu caráter bonachão demonstra-se no desejo de brincar e na disposição dócil que tem com a criançada. É um cachorro bastante amoroso com as pessoas de casa, porém receoso com estranhos e não faz amizade com facilidade. Longe do dono é incorruptível.
Os órgãos sensoriais da espécie Schnauzer são grandemente desenvolvidos. É prudente, possui bastante boa vontade ao adestramento, é demasiadamente fiel e carinhoso. Possui bastante resistência a enfermidades e intempéries. Os olhos são pretos e ovalados. A cauda elevada, levada consoante o temperamento da raça. Sua pelagem é dura, o pelo é forte e condensado.
A principal qualidade da pelagem dos cães dessa espécie é o pelo no formato de barba rígida e sobrancelhas espinhosas que sombreiam ligeiramente os olhos. Na fronte e nas orelhas, o pelo dos cachorros da espécie Schnauzer é mais baixo que em qualquer outra parte do corpo e é duro por toda a cabeça.

O gênio da raça Schnauzer

Os Schnauzers possuem temperamento vigilante e são fiéis ao seu proprietário. À medida que o Miniatura é muito admirado como cachorro de companhia, o Stantard – devido ao seu porte – pode fazer, efetivamente, as atribuições de cachorro de guarda.
Extremamente dedicado aos proprietários, o Schnauzer é um cão de personalidade forte e demasiada energia, que precisa de um dono experiente. Apesar de não pedir tanto o contato físico de seu dono, se pode afirmar que é um cachorro que vai estar incontestavelmente próximo.
Vivaz, firme e bastante intrépido, o Schnauzer não é um cachorro que late demasiadamente. No livro “A Inteligência dos Cães” de Stanley Coren, o Schnauzer Standard encontra-se na décima oitava posição na tabela geral de inteligência para o trabalho e é eficaz para executar uma ampla variedade de atividades, como as de cães farejadores, pastores e até a função de busca e salvamento de vítimas.
Menos dinâmico e latidor do que o modelo Miniatura, o Schnauzer Standard é além de tudo um cão robusto e bastante firme, tendo potencial de seguir seu dono em toda atividade. Em função do seu forte instinto de guarda, deve ser socializado desde filhote para que não se torne um cachorro bravo.
Com crianças, até por seu porte maior, tem que ser mais tolerante. Por causa de sua resistência, agilidade e capacidade de aprendizagem, diversos Schnauzers se destacam na prática do agility, esporte que é capaz de contribuir para estabelecer um melhor controle pelo proprietário.
Os Schnauzer Standard apenas apresentam duas variedades de colorações: o comum sal e pimenta, a pigmentação mais comum, e o preto, que é menos comum.

Vantagens de Ter um Cachorro Schnauzer

Além de sagaz, o Schnauzer também geralmente é um cachorro vigoroso. Não chega a ser um animal que, obrigatoriamente, vai ter necessidade de grandes quantidades de exercícios físicos durante o dia a fim de conseguir se manter com boa saúde, porém ele ama um bom passeio e de uma corrida vez ou outra.
Como é um cão que normalmente é bastante alerta, ele é atento e sabe utilizar isso a seu proveito em relação a cuidar do seu espaço e do ambiente de seus familiares. Devido a isso é um cachorro muito útil para se possuir em residências, por exemplo, visto que ele sempre irá avisar quando qualquer coisa estiver ocorrendo de errado.

Problemas habituais do Schnauzer

Os problemas mais comuns à espécie são a Atrofia Progressiva da Retina, que pode causar perda completa de visão; infecções urinárias e renais – os sinais mais populares são uma alta frequência de urina e o aparecimento de sangue quando está urinando. Existem vários casos de cachorros que desenvolvem pedras nos rins. Pancreatite – teoricamente associado ao fato de os Schnauzers Miniatura apresentarem alto taxa de gordura no sangue. Os sintomas mais populares são o vômito e a diarreia. Muitos apresentam também intensas dores no abdome, suscitando letargia e depressão.
Há casos registrados de Síndrome de Cushing – as cadelas são mais propensas do que os machos e os sintomas são aumento da ingestão de água, urina e ganho de peso. Hipotireoidismo – geneticamente adquirida, atinge o metabolismo ocasionando depressão, aumento de peso e perda de pelo.
Os Schnauzers podem apresentar, inclusive, alguns problemas de pele, possivelmente associados à alergia ou à ausência de proteínas da ração.

Cuidados da Raça Schnauzer

Com o corpo repleto de pelos, os donos têm que ter um pouco de atenção. Não irá ser preciso fazer com que o animal passe pelo procedimento de escovação muito constantemente, mas é muito aconselhado que ele seja escovado de vez em quando ao longo do mês para que não ocorra nenhum tipo de nó. Além disso, no caso dos que têm pelos mais claros, é fundamental obter certos produtos próprios a fim de manter a pelagem sem as manchas que despontam ao longo da vida.
Como a pelagem é muito específica, tem necessidade de ser banhada uma vez a cada mês com um xampú especial para cachorros, pois costumam sofrer de alergias na pele. Ainda é necessário escová-los a cada semana a fim de que pareçam muito melhor.
Tal como outra espécie, a alimentação precisará de ser oferecida consoante a fase em que o animal se encontre, equilibrando sempre a ingestão de alimentos com o exercício físico com o intuito de manter o cão com boa saúde.
Não importa se tem a raça pequena ou a grande, o Schnauzer é dinâmico por natureza, e necessita de uma porção de atividade física diária, passear, brincar ou relacionar-se com outros cachorros num parque de cães, por exemplo.
Não se esqueça de levar o cão ao médico-veterinário duas vezes ao ano com o objetivo de fazer uma revisão da sua condição geral de saúde.

Os Filhotes do Schnauzer

filhotes-schnauzer O filhote nasce com a pelagem escura, porém é capaz de se verificar a futura coloração a partir do exame do subpelo. Caso seja claro, é um sal e pimenta e vai clarear até atingir a cor definitiva por volta dos oito meses, se for preto, um preto e prata se possuir as marcações características. O filhotinho deve ter o corpo quadrado, os olhos escuros e o nariz precisa ser preto. O aparo da cauda deve ser feito na primeira semana de vida. O novo padrão estabelecido pelo Clube Alemão da espécie, proíbe o corte de caudas e orelhas.
Em razão de serem cães demasiadamente ativos e espertos, é bem primordial que o dono se imponha desde cedo e corrija de imediato os comportamentos indevidos, como latir em excesso e morder. Aulas de obediência podem ser bastante proveitosas, sobretudo tendo em conta sua aptidão de assimilar rapidamente.
Se tratando de conservação, os Schnauzer Standards carecem, como o Gigante e o Miniatura – de tosas constantes a fim de que mantenham limpa e saudável a sua pelagem e escovação a cada semana. Não costuma cair o pelo e nem tem cheiro ruim.

O Pet Schnauzer
Avalie esta postagem

Leave a Reply